quarta-feira, 17 de abril de 2013

Casa na Praia da Via Artística

O mês de abril marca um novo conceito em sustentabilidade para a arquitetura brasileira. A Via Artística inaugura em Balneário Camboriú, Santa Catarina, a Casa na Praia, empreendimento 100% sustentável.

O espaço abre com a mostra Mac 2013 e entra no circuito das mostras catarinenses, já que nas semanas seguintes ocorre a Casa Cor.



Sustentabilidade

O espaço prevê uma abordagem digital minimizando o uso de papel nesse relacionamento com o público, visando ainda, ao longo de dois anos, a implementação de novos equipamentos, elementos didáticos ligados a sustentabilidade e ao processo de certificação. 

Desta forma cria-se uma referência consistente para quem possui sensibilidade para entender a complexidade dos processos de qualidade envolvidos e o nível de exigências internacionais para receber a certificação LEED Platinum. 

 

Diferenciais da Certificação 

Neste projeto esperamos conquistar todos os pontos que o LEED oferece para redução de água. Desta forma, além de paisagismo eficiente, captação e tratamento de água de chuva, se faz necessário a instalação de metais e louças de alta qualidade que contribuirão para alcançar o total de pontos quando a redução é maior ou igual a 45%.  

O LEED adota como padrão de referência a norma americana Ashrae 90.1 – 2007 para definição dos requisitos obrigatórios de controles do sistema de iluminação (pré-requisito 2 de Energia & Atmosfera, “Exigências obrigatórias”).  

 

Valorizando o ponto de vista do ocupante em questões como conforto térmico, elementos de bioarquitetura, maximizando espaços abertos, luz natural e visibilidade externa. Busca a redução da poluição luminosa e utilização de normas de iluminação Ashrae.